terça-feira, 21 de julho de 2009

Abertura e planos

Abro aqui estas janelas. Não faço ideia do que verei através delas.
Mas a melhor maneira de começar é por uma estrada. Gosto de estradas, sobretudo das que não conheço.
Esta é no Alentejo, e não a conhecia quando andei por ela. Fica a sul de Beja.


Quem acha que o Alentejo é uma planície vá ao Norte ou ao Leste da Europa. Vá ao
plat pays belga, vá à Hungria. Vá à Rússia, e veja o que é andar horas, dias, sem que a terra e a paisagem mudem à nossa volta. Isso sim, são planícies - chãs e chatas.
O Alentejo é uma falsa planície. Mal há nele um quilómetro quadrado de terreno plano. E onde quer que se esteja há sempre uma serra no horizonte.

5 comentários:

  1. isto é o caminho para Serpa? Mértola? Anyway, bom princípio de conversa. Salut.

    ResponderEliminar
  2. É entre o Pulo do Lobo (margem direita) e a estrada entre Mértola e Beja.

    ResponderEliminar
  3. Uma das coisas que me fascina no Alentejo (Baixo) são aquelas infindáveis rectas (só possíveis numa planície, mesmo que pequena se comparada com outras imensidões),ladeadas por manchas, outrora mais ou diferentemente, douradas, onde ocasionalmente um sobreiro isolado me impressiona. É lindo! Faz a estrada da Vidigueira a Moura e vais ver o que digo. E, depois, ultrapassa Moura e vai até Serpa e continuarás a ver parte do que digo. Sucesso. :)

    ResponderEliminar
  4. oh pá , mas o Alentejo tambem nao tem o tamanho da Rússia, Húngria, ou mesmo a Belgica, além disso que mal fazem uns montitos de terra? como diz o ciganito " que mal faz o cagúlo?".
    se fosse tudo plano os algarvios tavam lixados os gajos de lisboa viam tudo, isto está assim de prepósito, nao ouviste dizer que atrás das moitas é que a malta alivia a tripa? que seria de nos se isto fosse tudo plano?

    ResponderEliminar