domingo, 28 de fevereiro de 2010

Alerta vermelho

Guincho, Fevereiro

Os espanhóis falavam de uma "bomba meteorológica," de uma conjugação rara e letal de elementos. Vinha aí the perfect storm. Por cá, e para adensar a ameaça, falou-se misteriosamente de "um fenómeno" que se aproximava, suscitando imagens de pragas bíblicas, raios e coriscos, chuvas de rãs, bolas de fogo. Pôs-se tudo de sobreaviso, os alertas bateram no topo da escala. Ninguém quer ser apanhado descalço, ninguém quer que se diga que não avisou, que não se tomaram precauções.

O vendaval passou, sem fazer a mossa que se temia. Tudo voltou ao normal. Um dia destes, aqui ou em qualquer outro lado, o céu desaba ou a terra revolta-se, dessa vez sem aviso, como é costume. Nessa altura vamos outra vez acusar-nos uns aos outros de incúria, inconformados pelo facto de a Natureza continuar a ser mais forte do que nós. Mas é.

6 comentários:

  1. Esta foto está tremendista, dava para acompanhar todos os discursos que nos bombardeiam com a catástrofe que se vai abater sobre nós, pobres portugueses! Esperemos que o futuro desses avisos seja tão inócuo como o desta tempestade. Entretanto, inspirado naqueles anúncios de detergente da roupa branca eu pergunto: ó vizinho, mas porque é que o castanho da areia da sua praia do Guincho é mais vermelho do que o meu?

    ResponderEliminar
  2. Olhe, vizinho, calhou assim. É da compensação de exposição que dei, para apanhar melhor as nuvens.

    ResponderEliminar
  3. Vi agora que a tempestade causou 40 mortos em França. Havia portanto razões para alarme mas felizmente passou-nos um bocadinho ao lado.

    ResponderEliminar
  4. A realidade que anuncia é temivel, mas a beleza da natureza que a foto retrata é tremenda.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  5. se eu voltar a ser míope por causa deste fundo preto mando-te a conta do cirurgião para casa.

    ResponderEliminar
  6. Não quero parecer fundamentalista nem pessimista, mas pelo andar na carruagem caminhamos a passos largos para o fim do mundo...
    Mluka

    ResponderEliminar