sábado, 10 de julho de 2010

Numa sociedade perfeita, aquela cagada ali à direita nunca existiria











Numa sociedade ligeiramente menos imperfeita que a nossa, os seus autores estariam, no mínimo, em liberdade condicional, proibidos de fazer fosse o que fosse enquanto o tribunal decidia entre condená-los a desmontar aquilo com os dentes ou a enviá-los fazer casas para o raio que os partisse bem longe daqui.
Eu sei que naquele lugar existia, desde os idos de sessenta, um outro tijolo sem graça, que era o hotel Estoril-Sol.  Mas se era para fazerem no seu lugar esta coisa ainda mais medonha e desmesurada, claramente inspirada num amontoado de grades de cerveja à porta do armazém de um supermercado, mais valia que o tivessem deixado lá ficar - ao menos já estávamos habituados.

Claro que nos vamos habituar também a esta. Mas, até lá, não me conformo por terem estragado ainda mais a vista da minha terra (sim, eu nasci em Cascais, porquê? Tentem não me cansar muito com piadas sobre as tias, poupem-me a banalidades). Esta ainda é uma das mais belas baías do Mundo. E vai continuar a ser, apesar destes caixotes, apesar da marina que lhe rouba o mar alto.
Tudo me lembra uma história que ouvi alguém (não me lembro quem) contar em tempos na televisão. Esse alguém tinha um amigo italiano com quem lhe aconteceu percorrer os subúrbios de Lisboa. O italiano ficou impressionadíssimo com o caos urbanístico e a fealdade daquilo tudo. O português balbuciou qualquer coisa sobre a corrupção nas autarquias. E vai o outro: "Corrupção temos nós em Itália. O que vocês têm aqui é mau-gosto."
O nosso drama é ter as duas coisas.

8 comentários:

  1. essas coisas do mau gosto e do bom gosto, soam-me a banalidades de tias, 'viu tio? o nosso drama é emprenharmos pelos ouvidos!

    ResponderEliminar
  2. Não é pelos ouvidos que me chega a imagem daquele monstro.

    ResponderEliminar
  3. pois não mas o problema não está no que está lá está no que não está lá; um dia o seu trineto vai lamentar o desaparecimento do agora monstro

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho simpatia à partida por construções novas porque a má conservação dos prédios em Lisboa me levou a achar que se uma coisa era antiga seria provavelmente feia. Ultimamente tenho-me apercebido que em todas as épocas há umas coisas melhor conseguidas e outras piores. O Estoril Sol não tinha sido bem conseguido. É pena que num local com tantas potencialidades tenham falhado outra vez. Não vejo nem funcionalidade, nem economia, nem beleza, nem integração no ambiente circundante. Parece-me que dizem: aqui estou eu que sou um arquitecto importante.
    Os nossos subúrbios são uma desgraça mas achei os de Florença inacreditavelmente feios e desorganizados. Mas lá sempre têm a desculpa do património histórico tão precioso no centro da cidade que as verbas da câmara não chegam à periferia da cidade...

    ResponderEliminar
  5. Abel: Só se, como agora, fizerem um monstro maior no lugar do antigo. É disso que se trata.
    JJ: Os italianos não têm muito que falar, efectivamente. Quando lhes dá para a "bimbalhice", ninguém os bate...

    ResponderEliminar
  6. Bem me queria parecer, JPB, que, apesar das nossas propaladas semelhanças genéticas com os italianos, há, lamentavelmente, essa diferença de fundo… ;-)
    P.S.: Se ninguém os bate na «bimbalhice», também ninguém os bate no bom-gosto.

    ResponderEliminar
  7. jpb: eheheh é possível, é provável até, mas não lamentarão um dia os nossos trinetos a destruição de importantes obras representativas blábláblá da arquitetura da 1ª década do séc. XXI? resigne-se, que outro remédio? olhe pr'ás grades imagine homer simpson e leia s-u-p-e-r-b-o-c-k ...
    quanto aos italianos, "ganha fama e deita-te na cama"

    ResponderEliminar
  8. Tirei foto parecida para depois com calma em casa olhá-la novamente e ter a perfeita consciência de que os meus olhos não me enganavam quando vi aquela nova aberração do estoril sol.
    Isto não foi sem dúvida a cereja em cima do bolo,após uma relaxante caminhada cujo final era a baía de Cascais.
    Onde anda o nosso bom gosto?

    MJM

    ResponderEliminar