quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Rotundas do meu país

Duas minhocas, uma vermelha e outra verde, emergiram um dia em Albufeira. Apesar de serem, obviamente, de clubes diferentes e historicamente rivais, ficaram tão felizes que se entrelaçaram com ternura e alguma volúpia. Vinham de óculos, talvez escuros, e tinham antenas como os caracóis - sabe-se lá porquê e para quê. E por aqui ficaram, imortalizadas no seu terno amplexo, ou na sua dança, ou no que raio é que estão a fazer.

Ali perto, noutra rotunda, uma esfera armilar no meio de objectos indistintos (pelo menos para mim, que só lá demorei o tempo suficiente para fotografar a coisa) sugere uma qualquer vocação universal de Albufeira, embora a única imaginável seja a de receber, acarinhar e apaparicar a classe operária inglesa nas suas ruidosas e etílicas vilegiaturas estivais.
 
E para remate, a consagração escultórica de uns brindes aparentemente saídos em caixas de cereais, sacos de batatas fritas ou qualquer coisa do género. Ou será mesmo, como sugere a Canuck no oportuno comentário que aqui deixou, simples publicidade a uma marca de relógios? Seja o que for, para mim sugere que está na hora de organizar um museu para a arte de rotunda. Talvez em Albufeira, terra que patentemente tanto acarinha esta categoria artística. Com sorte, ficará às moscas, como os outros.

1 comentário:

  1. Após uma ausênsia de merecidas férias estava curiosa pelas novas rotundas.... ei-las !!! aplausos..
    Sobre o meu comentário anterior,fui sarcástica,quiz zombar. Realmente há obras como certas rotundas que não sabemos para que servem senão para gastar o dinheiro da autarquia e receberem mais no ano a seguir do executivo.

    Deixo aqui uma outra sugestão se me permite
    Porque não fotografar e mostrar aqui como o nosso povo é asseado quando vai para as matas campos fazer piqueniques?
    É duma limdeza tamanha ver as nossas matas campos bermas das estradas todas sujas.
    Certas pessoas até metem o lixo em sacos de plástico e depois os deixam pendurados nas árvores, esperando que o carro do lixo lá passe algum dia...

    MJM

    ResponderEliminar