quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Da irrelevância das cousas






Andei cinco dias por fora do país, embora não longe. Não me interessou ponta de um coiso o que por cá se passava entretanto. Soube por cantinhos da imprensa local que empatámos 4-4 com Chipre e que um conhecido apresentador de TV fora condenado num caso de pedofilia. Foi tudo, e foi imensa coisa. Aqui ao lado, o espanhol médio demonstra tanto interesse por Portugal como esta vaca cantábrica, que só estremeceu e olhou quando lhe disparei barbaramente um flash na cara. No essencial, Portugal não existe. 
Este facto tem vindo a ser notado sensivelmente desde tempos remotos, para grande consternação portuguesa. O que é estúpido da nossa parte. Países como o imenso Canadá, por exemplo, ou a pequenina Dinamarca, também não existem. Ou até a Suíça. Se alguém souber o nome dos primeiros-ministros destes países (o da Suíça estou em crer que nem os suíços sabem), eu pinto este blogue de cor-de-rosa. Mas isso não os impedem de ser ricos e felizes. Acho até que essa é uma das razões por que o são.
Mas nós temos esta coisa de querer que os outros saibam tudo de nós, achando estranho que o não saibam e que até nos confundam com a Espanha (como se por cá todos soubéssemos claramente qual é a diferença entre um norueguês e um sueco, e quais as capitais deles). Eu por mim estou-me nas tintas. Devíamos era nem querer que falassem de nós, até porque isso geralmente faz com que nos aumentem os juros da dívida. Devíamos misturar-nos na paisagem e pronto.
Por falar em paisagem, andei por estas e por outras, e ouvi gente a falar línguas assim, como neste aviso afixado numa aldeola nos Picos de Europa. Depois conto. No fim, entrei pela fronteira de Chaves, fui à cidade jantar e mal me  tinha sentado dava em directo na televisão o nosso guarda-redes a fazer disparates. A posta mirandesa já nem me soube bem.

4 comentários:

  1. Minha nossa JPB,deixar que os frangos do guarda redes tuga estragassem o saborear o belo bife mirandês... tem mesmo azar,ele é música alta ,ele é tv portuguesa a estragar a paisagem ou comprazer-se com as delícias da nossa vasta gastronomia!!!
    Alguém escreveu algures:"most people care what others think and that is the start of your limitations. There wil always be someone better!"
    Não será a nossa periferia ,ou isolamento que nos faz ser assim(gostarmos que falem de nós)?
    Talvez tenhamos a síndrome da insulariedade.
    MJM

    ResponderEliminar
  2. Isso é lindo e imponente, uma paz para o espírito, espero que tenhas conseguido suavizar o momento.
    Até breve.
    Teresinha

    ResponderEliminar
  3. Com exceção do Cristiano Ronaldo também não ouço falar nada de Portugal.
    Um dia desses passou casos de incêndios, da crise financeira e recentemente dos de pedofilia, e é só.
    Na época que o Scolari andava bordejando por ai, ainda ouvía e via alguma coisa, mas agora...nadica de nada.
    Por causa de nós, os juros não subirão, o mínimo que pode acontecer é o leite da sua vaquinha-modelo empedrar.

    ResponderEliminar