quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Momento evocativo e demagógico

Interrompo o vosso sossego porque estava aqui a ver umas fotos  e calhei nesta, guardada com muitas outras que tirei há uns anos em Omã, na costa arábica: algures no sul do país, restos de tubarões pescados e feitos em pedaços. Depois são secos e comidos, presumo que com razoável delícia. Não sou eu, filho de um povo que faz o mesmo ao bacalhau, que vou estranhar.
Dizem que o tubarão é uma espécie perigosa, um assassino dos mares. Todos os anos, deve haver meia dúzia de ataques de tubarões a seres humanos. Mas todos os anos são mortos milhares de tubarões. Vendo bem, qual é a espécie mais perigosa?
Bom, isto agora não interessa nada. Até já, então. Boas Festas.

5 comentários:

  1. No aquário de Monterey passam um filme onde se diz que esta relação de ódio e terror que o Homem tem com os tubarões é exagerada (e mais baseada nos filmes que na realidade) e nociva. Os tubarões são os "cata-lixo" dos oceanos, e este temor que nos leva a querer arrasar essa espécie está a pôr em causa o equilíbrio ecológico. Mais um...

    ResponderEliminar
  2. Sem sombra para dúvida que o homem é o extreminador implacável...só não vê quem não quer, olhando só para o seu umbigo e dominados pela ganância.
    MJM

    ResponderEliminar
  3. Amílcar Soeiro de Brito e Silva22 de dezembro de 2010 às 23:48

    São imagens como estas que provam que o ser humano é o animal mais selvagem à face da Terra.

    ResponderEliminar
  4. Os tubarões são tão perigosos como qualquer outra espécie de vida animal e o Homem é um predador insaciável.
    Sabes que há mais de 300 (330, creio) espécies de tubarão identificadas e julga-se poder haver outro tanto por identificar? É na família dos tubarões que está o animal mais veloz dos mares.
    Em Portugal também se capturam tubarões e se secam para comer. É bom.
    Tem um Natal à tua medida.
    Excelente, portanto.

    Maria Helena

    ResponderEliminar