domingo, 29 de agosto de 2010

Lugares

Vulcão Irazu (Costa Rica, 1990)

 A Costa Rica é um país engraçado: em 1948, depois de uma cansativa série de golpes de estado militares, resolveu drasticamente o problema pelo supply side, como diriam os economistas: acabou com os militares. 
No meio de um subcontinente onde os exércitos eram, a par da Igreja,  a instituição mais sólida, a Costa Rica prescindiu do seu, que só servia para chatear. Pouparam uma fortuna, e uma data de canseiras, e passaram a viver em paz, sendo conhecidos como "a Suíça da América Central" (embora a Suíça, como se sabe, tenha comparativamente um dos maiores exércitos do Mundo).
Um "tico" em S. José, a capital, dizia-me: "Para que precisamos de exército? Para nos defendermos dos Estados Unidos? Olha que gaita..." 


Os  habitantes da Costa Rica são conhecidos por "ticos" porque é assim que fazem os diminutivos: não dizem "chiquitito", mas "chiquitico".
O Irazu  são 3400 metros de altitude. Subi ao cume num carro alugado e fiquei tonto. Lá em cima, junto à cratera que sempre solta umas fumarolas, um homem vendia tortillas  com queijo derretido e agua dulce, uma mistela que já não me lembro do que era feita mas não sabia mal e reconfortava. Acho que tinha leite de coco.

A noite dos tubarões
Vaya con Diós