domingo, 16 de agosto de 2009

A rapariga maconde



A rapariguinha olhou para mim, com aqueles dois olhos fantásticos. Apontei-lhe instintivamente a máquina fotográfica. Então, ela não tirou os olhos de mim. Mas levantou as mãos lentamente e torceu-as num gesto de timidez. E ali ficou, à espera que eu lhe tirasse o retrato.
Isto foi em 1973, num sítio do norte de Moçambique chamado Nambude. Estava-se em guerra por ali, era uma entre várias crianças e adultos que erravam por aqueles matos fora.
Não sou o Steve McCurry, nem esta rapariguinha maconde é a jovem afegã que ele fotografou em 1984, de um espantoso olhar verde, e da qual foi em busca passados vinte anos . Mas de vez em quando não deixo de me interrogar: 36 anos depois, o que será feito desta miúda?
Possivelmente, já morreu - a vida não era fácil naquelas paragens, nem geralmente longa. Ou será uma velha mirrada, tatuada, com o lábio superior perfurado, gasta na "machamba" de milho e mandioca e pelo parto de vários filhos. Não, a vida não era fácil por ali, e deve continuar a não o ser.
Nunca ela soube nem saberá que esta foto me acompanha desde então e que tenho por ela um apreço especial, por toda a doçura que há nela. Pergunto-me o que será feito da rapariga, sim. Mas na verdade não iria querer saber a resposta. Quem, ou o que será agora a miúda que em 1973 olhou para mim assim, já não tem nada a ver com a foto que daí resultou. Provavelmente, até já nem é capaz daquele olhar doce. Seja o que, ou quem for, não é a mesma. Nem eu.

5 comentários:

  1. Já tinha passado por aqui sem deixar rasto. Mas, de Paris, um grande abraço e parabéns pelo blogue

    ResponderEliminar
  2. Sim, a vida é mesmo curta naquelas paragens. E as mulheres envelhecem muito cedo, cansadas de parir crianças e trabalhar na terra. E isto quando a guerra ou a violência não as apanha pelo meio. Mas as crianças, essas são do mais bonito que há. Em Pemba, ficava muito tempo a olhar para elas na praia, nos seus mergulhos e infinitas brincadeiras.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  3. Assim lendo o titulo á laia de meia dúzia, ate pensei que estavas a falar duma qualquer vendedora nas botiques maconde.

    ResponderEliminar
  4. Pensaste? Lá estás tu a gabar-te.

    ResponderEliminar
  5. Pus agora nos Caminhos... Obrigada e abraço

    ResponderEliminar